BLOG

Teste realizado pelo IPT em parceria com a ABICHAMA é tema de palestra no Seminário Brasil Fire

A apresentação mostrou o detalhamento dos estudos de ignitabilidade de televisores brasileiros e americanos, realizado pelas entidades  Os testes de ignitabilidade em televisores brasileiros em comparação com americanos, realizado em cooperação entre a Associação Brasileira da Indústria de Retardantes de Chama (ABICHAMA) e o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) foram tema de palestra no Brasil […]

A apresentação mostrou o detalhamento dos estudos de ignitabilidade de televisores brasileiros e americanos, realizado pelas entidades 

Ivan Bottger, pesquisador no Laboratório de Segurança ao Fogo e a Explosões (LSFEx) do IPT

Os testes de ignitabilidade em televisores brasileiros em comparação com americanos, realizado em cooperação entre a Associação Brasileira da Indústria de Retardantes de Chama (ABICHAMA) e o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) foram tema de palestra no Brasil Fire – Seminário Brasileiro de Proteção Contra Incêndio, que reuniu diversos especialistas para tratar de temas relevantes e atuais no setor. 

A apresentação foi liderada por Ivan Bottger, pesquisador no Laboratório de Segurança ao Fogo e a Explosões (LSFEx) do IPT, e um dos responsáveis pelo gerenciamento dos testes. Bottger dissertou sobre todo o detalhamento técnico da avaliação comparativa, incluindo a semelhança entre os modelos das TVs, as amostras e invólucros que seriam colocados em testes, normas técnicas adotadas para esses aparelhos, os métodos dos ensaios utilizados para a queima, as diferentes aplicações de chamas, e os resultados finais. 

Para Alexandre Vieira, presidente da ABICHAMA, a colaboração com o IPT foi fundamental para a divulgação dos testes em um evento tão relevante para o setor. “Nosso objetivo é abordar os desafios e problemas atuais que enfrentamos no setor, e sempre prezamos por manter parcerias sólidas com outros players para que haja essa troca de conhecimento rica e em um mesmo propósito. Os resultados dos testes só reforçam a necessidade da implantação de leis mais rígidas para a segurança contra incêndio e, consequentemente, na proteção da população e de nossos patrimônios históricos”, completa.  

O seminário ocorreu dentro da programação da Expo Proteção & Emergência 2023, e contou com a coordenação técnica do Grupo de Fomento à Segurança contra Incêndio (GSI) e do NUTAU (Núcleo de Pesquisa em Arquitetura e Urbanismo) da Universidade de São Paulo.